13 de fev. de 2019

7 coisas para fazer em Salvador de graça!



Salvador é um destino com uma diversidade incrível, mistura turismo histórico, religioso, gastronomia, praias...
Fundada em 1549, foi a primeira sede da administração colonial portuguesa no Brasil, é uma das cidades mais antigas da América, e uma das primeiras cidades planejadas, ainda durante o Renascimento.
Hoje em dia é muito conhecida por seu carnaval, mas existe muito mais para ver e conhecer em Salvador.


 Fiz uma lista de 7 lugares importantes para conhecer em Salvador sem pagar nada, porque economizar todo mundo quer não é mesmo? rs


1. Mercado Modelo 


O mercado modelo é um mercado de artesanato que fica no bairro do comércio, o imóvel é tombado pelo IPHAN e  vende todo tipo de presentes e lembranças da Bahia, além dos tradicionais restaurantes de culinária baiana, bem pertinho do  Elevador Lacerda e do centro histórico, é muito visitado por turistas, por isso costuma não ser o lugar mais barato para fazer compras, então é valido pechinchar. 

2. Pelourinho 



O pelourinho é um dos principais atrativos turísticos da cidade, é o grande centro cultural de Salvador, fica no centro históricopossui um conjunto arquitetônico barroco conservado até os dias de hoje, e integrante do Patrimônio Histórico da Unesco. Suas ruas são cheias de igrejas, museus, casas de cultura e atrações musicais, por sinal algumas bandas de percussão famosas como Olodum ensaiam por lá. É preciso pelo menos meio dia se quiser conhece-lo bem.

3. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos





Costumam dizer que Salvador tem uma igreja para cada dia do ano, e só pelo Pelourinho já fica fácil entender o porquê. Uma das Igrejas mais conhecidas é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que fica localizada no Largo do Pelourinho. É famosa por suas missas cantadas e acompanhadas por atabaques. Embora a Igreja seja católica os batuques e  a forma como os fiéis se balançam na fila de comunhão remetem aos cultos africanos. 

4. Centro Cultural Solar Ferrão 


                                                                                                                                   
                                                                                                                                   (Wikipedia Commons)


O Centro Cultural Solar Ferrão é um espaço dedicado à arte, à cultura e à  memória, seu edifício tombado pelo IPHAN é um dos mais importantes do centro histórico de Salvador.  Dentro dele encontram-se o Museu Abelardo Rodrigues, a Galeria Solar Ferrão e quatro coleções: a de Arte Africana, a de Arte Popular, a coleção de Instrumentos Musicais tradicionais de Emília Biancardi, e a coleção Walter Smetak.

5. Museu de arte  Moderna (Solar do Unhão)



                                                                                                                                 (Wikipedia Commons)

O Solar do Unhão é uma construção do século XVI, banhada pela Baía de todos os Santos. O conjunto arquitetônico que abriga hoje o Museu de arte Moderna da Bahia, é composto pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais privativo, chafariz, sensala, aqueduto e um alambique com tanques. Possui 5 salas de exposições que recebem obras de artistas do Brasil e do exterior, além de uma galeria ao ar livre, uma sala de cinema e da sala Rubem Valentim. O Museu realiza vários eventos culturais e ações educativas. E é famoso por ter uma das mais belas vistas do pôr do sol em Salvador.

6. Museu de Arte da Bahia



                                                                                                                                      (Wikipedia Commons)

O Museu de Arte da Bahia, fica no bairro Vitória em Salvador. Ele foi fundado em 1918 e é o museu mais antigo da Bahia e um dos dez primeiros do Brasil. Situado desde 1982 no Palácio Vitória, uma construção em estilo neocolonial e localizada em um trecho denominado "corredor da Vitória", uma área que teria abrigado mansões de famílias tradicionais baianas. Possui cerca de 5 mil obras de grande importância histórica e artística. Possui também uma biblioteca com mais de 10 mil livros. O MAB sedia várias exposições permanentes e temporárias, além de atividades culturais como ciclos de conferências, cursos, e apresentações.

 7. Pôr do sol na Barra



O Farol da Barra está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra, em Salvador. O farol primitivo foi o segundo a ser construído no continente americano, antecedido apenas pelo farol do antigo Palácio de Friburgo no Recife. O atual data do seculo XIX.
 O pôr do Sol do Farol da Barra é um dos mais famosos de Salvador, muitas pessoas se reúnem no morro atrás do forte no fim da tarde para tocar violão e assistir ao espetáculo do pôr do sol.

Espero que tenha gostado das dicas.




Faça a sua reserva com os nossos parceiros, você ganha descontos incríveis, além de ajudar o blog a se manter atualizado e não pagar nada a mais por isso.

Agência de viagem: HURB
Hospedagem: AIRBNBBOOKING
Transporte: BUSER

Outras Redes Sociais: TWITTER, PINTEREST

                                             Te espero no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário