Para quem quer curtir o friozinho da serra do Rio, ou só tem o final de semana para viajar, e não quer gastar muito. Valença é o lugar ideal. Uma cidade cheia de história, muitas lembranças e fazendas do tempo áureo em que a região possuía enormes plantações de café. Fui à Valença, há algumas semanas atrás, e me encantei com a cidade. Então, se você pretende conhecer Valença, e não sabe por onde começar, segue aí os principais atrativos turísticos para você aproveitar, ao máximo, seu fim de semana.
- Museu Casa Léa Pentagna
Logo no centro você vai encontrar algumas construções históricas. É o caso do Museu Casa Léa Pentagna, que faz parte da história da imigração italiana em Valença. A casa-museu é uma construção do século 19, que passou para as mãos da família italiana Pentagna com a falência da lavoura cafeeira e a abolição da escravatura. A casa remete aos saraus onde se reunião os barões do café, intelectuais e posteriormente artistas, à convite de Léa Pentagna. No casarão de 20 cômodos onde ela e sua família viveram, é possível encontrar móveis, objetos e obras de arte originais. A família Pentagna foi importante para o desenvolvimento da cidade, com suas consideráveis doações à cidade. Léa Pentagna foi sepultada nos jardins da casa, como solicitou em testamento antes de falecer. Hoje a Casa é um centro cultural filantrópico, onde jovens do Coral Juvenil recebem aulas gratuitas e são realizadas visitas guiada e eventos.
A Visita guiada custa R$10,00 e acontece aos fins de semana.
Endereço: Rua Vito Pentagna, 213, Benfica, Valença - RJ
Fica no local onde tinha sido erguida a primeira capela da então aldeia de Valença e onde se realizou a primeira missa, em 1803. A construção teve início em 1820 e, depois de algumas reformas, a igreja passou a ter o aspecto atual a partir de 1917. Até hoje é possível encontrar uma cripta que contém uma réplica de uma funerária indígena, onde estão guardados restos de um esqueleto encontrado em escavações para a construção da igreja.
Entrada Gratuita
Endereço: Praça Padre Gomes Leal, 365, Centro
3. Museu de Arte Sacra
(http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/museu-de-arte-sacra-3)
Entrada Gratuita
Endereço: Praça Padre Gomes Leal
4. Museu Capitão Pitaluga
(https://avozdacidade.com/wp/museu-capitao-pitaluga-abriga-valioso-acervo-da-segunda-guerra-mundial/)
O Museu é dedicado à memória dos combatentes na Segunda Guerra Mundial, quando o Primeiro Esquadrão de Cavalaria Leve do exército lutou na Europa, junto com a Força Expedicionária Brasileira (FEB). O Museu fica dentro do quartel, têm um acervo com cerca de 300 itens, dentre eles armamentos aliados, confiscados dos alemães, uniformes, itens pessoais como fotos e documentos militares dos combatentes e do Capitão Pitaluga.
Entrada Gratuita
Endereço: Rua Comendador Antonio Jannuzzi, 415
Obs: O Museu fica aberto em horário militar: Seg, de 9h às 12h e de 13h30 às 16h30. Ter, qua e qui, de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h30. Sex, de 8h às 11h30.
Não há visitação aos sábados, domingos e feriados.
Ou seja, se só tiver o fim de semana procure chegar cedo na sexta, para conhecer o Museu.
5. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens de Cor
(http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/igreja-nossa-senhora-do-rosario-dos-homens-de-cor)
A Igreja começou a ser construída pelo negro Miguel Tomás e por escravos devotos de Nossa Senhora do Rosário em 1848, foi concluída em 1853. Depois de muito deteriorada, foi reconstruída em 1924, contando com a ajuda da família Pentagna. Dentro da igreja foi montada uma exposição permanente de objetos ligados à cultura negra, parte do ponto de cultura Projeto de integração dos movimentos culturais e Afrodescendentes de Valença. Projeto através do qual mais de 1000 alunos da rede pública recebem aulas de capoeira, jongo, literatura afro, culinária afro- brasileira... A igreja também guarda objetos como utensílios de cozinha, instrumentos musicais, objetos de tortura, entre outros.
Entrada Gratuita
Endereço: Rua Bernardo Viana, 120
6. Visite uma fazenda histórica
(http://fazendasantoantoniodopaiol.com.br/)
Na área rural de Valença existem várias fazendas do século XIX, que estão abertas à visitação, uma delas é a Fazenda Pau D'Alho, que possui conjuntos de móveis franceses originais, e usina hidrelétrica de 1912. Uma outra fazenda importante é a de Santo Antônio do Paiol, onde é possível visitar a capela, a senzala e a biblioteca. Outra opção é a Fazenda Vista Alegre, com uma arquitetura requintada e enormes jardins, a fazenda realiza visitações guiadas com opções incluindo almoço, lanche, além de opção de cavalgada.
7. Visite Conservatória
Conservatória é sexto distrito de Valença, que também prosperou muito no ciclo do café, e é famoso por suas serestas e serenatas pelas ruas do distrito, que acontecem todas às sextas e sábados, e pela observação de Ovnis na Serra da beleza. Se não estiver de carro, existem ônibus que fazem, o trajeto Valença X Conservatória em vários horários por dia.
Quer saber mais sobre Conservatória? tem um post aqui no blog contando tudo, o que fazer, onde ficar e dicas. CLIQUE AQUI PARA CONFERIR
DICAS:
- Em Julho acontece o Festival Vale do Café em toda a região do Vale do Café, durante o festival acontecem exposições, shows, apresentações artísticas, entre outros. Por isso é uma boa época para visitar Valença e dar uma esticadinha nas cidades próximas.
- Em agosto acontece a tradicional festa de Nossa Senhora da Glória em Valença, com programação musical, religiosa e festiva. Também é um ótima oportunidade para conhecer a cidade.
Mas atenção! Se planeje e faça sua reserva com antecedência, pois durante esses eventos a cidade fica bem cheia.
Faça a sua reserva com os nossos parceiros, você ganha descontos incríveis, além de ajudar o blog a se manter atualizado e não pagar nada a mais por isso.
Agência de viagem: HURB
Hospedagem: AIRBNB, BOOKING
Transporte: BUSER
Outras Redes Sociais: TWITTER, PINTEREST
Hospedagem: AIRBNB, BOOKING
Transporte: BUSER
Outras Redes Sociais: TWITTER, PINTEREST
Quer mais dicas de viagem?! Me segue lá no Instagram @mirandanaviagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário