11 de jul. de 2019

5 COISAS QUE TODO CARIOCA PRECISA FAZER NO RIO


Quando se trata de conhecer lugares novos, aprender um pouco mais sobre a história do lugar, as pessoas em geral, logo pensam na viagem das férias. Mas muita vezes tem um lugar histórico, um centro cultural, ao nosso lado e a gente nunca entrou. No caso do centro do  Rio, por exemplo, muita gente trabalha ao lado de lugares históricos visitados diariamente por pessoas do mundo inteiro e  não conhece, ou até sabe que existe mas nunca visitou. Fiz um Free walking Tour uma vez e ouvi do guia que os cariocas, em geral,  não costumam conhecer muita a sua cidade. 
Pensando nisso, fiz uma listinha com pelo menos 5 coisas que todo bom carioca precisa conhecer no centro do Rio, seja na hora do almoço, no fim do dia, ou até tirando um diazinho do fim de semana. 

Bora lá?

1. Biblioteca Nacional 




Localizada na Avenida Rio Branco bem no centro "nervoso" do Rio, pertinho da estação do Metrô  da Cinêlandia e ao lado do Theatro Municipal, a biblioteca mais importante do país conta a  história do Brasil através de seu acervo com  todos os jornais impressos no Brasil desde a chegada de D João VI no país, de documentos importantes como os originais da Lei do Sexagenário e do Ventre Livre, peças raras como as fotografias de D Pedro II, entre muitas outras peças. Além disso, sempre  acontecem exposições de grandes nomes na Biblioteca, como a mais recente que contou sobre a vida e obra de Monteiro Lobato. 
É possivel conhecer a Biblioteca sozinho, mas eu recomendo a visita orientada, que conta muitos detalhes e curiosidades  desde a sua fundação. 

A visita orientada na Biblioteca Nacional é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e sábados, das 11h30 às 13h30.

Endereço:
Av. Rio Branco, 219 - 2° andar- Centro

2- Espaço Cultural da Marinha 




O Espaço Cultural da Marinha fica no Boulevard Olímpico, na Praça XV.  Durante a visita é  possível conhecer, por dentro, um submarino, e descobrir como é o dia a dia dos marinheiros debaixo do mar, também, é possível  também conhecer o navio museu da Marinha, o Helicóptero Museu Sea King, a Nau dos descobrimentos e o carro de combate Cascavel.  Do centro Cultural da Marinha partem dois passeios um pela Baía de Guanabara e o outro pela Ilha Fiscal, onde ocorreu o último baile do Império. 
  A visitação  ao Espaço da Marinha acontece de terça a domingo: -das 11h às 16:30h.

Valor da visita:  Somente o Espaço Cultural da Marinha (ECM), sem direito aos passeios:
    - Inteira: R$ 12,00
    - meia entrada: R$ 6,00
    Nas terças- feiras a visitação ao Espaço Cultural é gratuita

3- Cais do Valongo   




O Cais do Valongo fica na zona portuária do Rio,  entre as atuais ruas Coelho e Castro e Sacadura Cabral. É um antigo cais por onde desembarcavam escravos vindos da África. Foram desembarcados entre 500 mil e 1 milhão de escravos durante os  20 anos de sua utilização, de 1811 a 1831, quando houve a proibição do tráfego transatlântico de escravos.  A região  do entorno do cais  foi nomeada de Pequena África por ter sido ocupada por negros escravos e libertos. O cais do valongo é o único vestígio material da chegada de escravos africanos nas Américas e foi nomeado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2017.   Muita gente passa por ali e nunca parou para observar os detalhes, ler as plaquinhas.. mas até a Unesco concorda que vale a visita! rs 

Endereço: Av. Barão de Tefé - Saúde, Rio de Janeiro 

Visitação: gratuita, claro! 


4- Centro Cultural dos Correios  




Muita gente visita o CCBB no centro do Rio e não percebe que logo ali, no corredor cultural, está o Centro Cultural dos Correios. Foi construído para sediar a escola da companhia de navegação Lloyde Brasileiro, em 1922,  mas a escola não chegou a  funcionar e o prédio passou a ser utilizado por muitos anos pelas  unidades administrativas  e operacionais da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Hoje em dia o Centro Cultural  promove eventos de teatro, música, artes plásticas, cinema e outros. Além das  exposições que acontecem no Centro Cultural. Uma das exposições mais interessantes que vi lá foi a "Do teu saldoso Oswaldo" que narrava através de stories as cartas carinhosas que o sanitarista enviava à  família, falando sobre a realidade dos lugares por onde passava em suas viagens.  

 EndereçoRua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro

 Visitaçãode terça-feira a domingo, das 12 às 19h



  Entrada franca.


5- Free Walking Tour 



Por último, uma das coisas mais legais que já fiz no Rio. Para quem não conhece, o Free Walking Tour é um passeio guiado, a pé, pela cidade, onde a história e curiosidades vão  sendo contadas durante o tour. E no fim do passeio o turista fica livre para pagar a quantia que puder.
Normalmente as pessoas fazem esse passeio quando viajam para outras cidades e acabam não fazendo na sua. 
No Rio de janeiro descobri duas agências que fazem esse tour a Free Walker Tours e a Rio Free Walking Tour  
Fiz o passeio pelo centro e Lapa com a primeira, eles saem do largo da Carioca de segunda a sexta às 10:30h ( grupos em Inglês, Português e Espanhol) e 15h ( somente em Inglês e Espanhol). 
No dia em que fui, não tinham outras pessoas para fazer o tour em português, acredita?! resolvi então fazer em espanhol.  Foi super divertido, descobri muitas curiosidades sobre o Rio, que eu não fazia idéia, conheci diferentes pessoas da América Latina e da Espanha, e o guia foi muito legal falando mais devagar para eu não perder nada. Rs   Recomendo muito! 




Agora é só aproveitar e curtir o Rio!

 ahh.. para mais dicas de viagens me siga no INSTAGRAM


Faça a sua reserva e ajude o blog, sem gastar nada a mais por isso! 

Agência de viagem: HURB
Hospedagem: AIRBNBBOOKING
Transporte: BUSER

Outras Redes Sociais: TWITTER, PINTEREST



                                           Nos vemos no próximo post! 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário