Sabe aquele lugar que parece que ficou congelado no tempo? O Museu Casa de Ruy Barbosa é assim, logo ao entrar você já é transportado para a realidade da aristocracia brasileira do início do século XX. A construção está situada em Botafogo, uma área de mais de 9000 m² e em meio a um jardim histórico, que ainda possui vegetação semelhante à já existente ali na época. O casarão e o jardim possuem valor arquitetônico protegido pelo Iphan desde 1938. E é um convite à história do Brasil. Já que Ruy Barbosa foi deputado, senador, candidato à Presidência da República, além de participar de grandes questões políticas e sociais, e ser coautor da Constituição da Primeira República, foi também presidente da Academia Brasileira de Letras substituindo Machado de Assis. Portanto foi uma personalidade muito influente em sua época.
É um museu que a muito tempo eu planejava visitar e finalmente consegui tirar esse plano do papel.
E é um pouquinho dessa visita que vou te contar agora. Vem comigo?
Decidi ir ao museu em um sábado à tarde, com meu namorado. Chegamos e logo na recepção soubemos que o próximo horário para visita seria só uns 10 minutos depois, assinamos o livro de presença e fomos conhecer o jardim, que fica atrás da casa.
Encontramos um laguinho com vários peixes, um coreto e uma ponte que eram uma graça! Percebi que muitas pessoas vão lá só para aproveitar o espaço do jardim, ler, ouvir música, levar as crianças para brincar.. e é mesmo um espaço ótimo pra isso, porque além de espaçoso e tranquilo, têm uma vista linda do Cristo.
No jardim também há uma garagem com uma exposição de viaturas que pertenceram há Ruy Barbosa, um automóvel Benz, de tração a motor e três carros de tração animal: uma vitória, um landau e um cupê. Muito bem conservados, por sinal!
Quando chegou a hora da visita, o grupo em que estávamos foi acompanhado por uma segurança do museu por todos os cômodos do casarão, que tinham textos explicativos do cômodo e da vida de Ruy Barbosa. Além disso, apesar da visita não ser mediada, a segurança foi nos contando alguns detalhes da vida dele. A casa é linda, os objetos e os móveis estão muito bem conservados, nos quartos é possível encontrar as camas, os quadros, na cozinha, as panelas e alguns utensílios, todos originais da época. Você tem a impressão de ter voltado no tempo.
No fim da visita descobrimos que existem também visitas mediadas, com uma explicação maior da história do lugar elas acontecem aos sábados, domingos e feriados às 14:30h e às 16h. Na última terça-feira útil do mês, a visita mediada ocorre às 18h30.
Eu amei a visita, é um daqueles lugares que você pensa: "Como não eu tinha vindo aqui antes?" hehe. Com certeza recomendo! se puder ir nos horários de visita mediada, acredito que a experiência será mais completa.
Botafogo, Rio de Janeiro
Rua São Clemente,Nº 134
Telefone: (21) 3289-4600
museu@rb.gov.br
Horário: 3ª a 6ª, das 10 às 18h / Última 3ª do mês: aberto até 20h / Sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h / Entrada franca
Espero que tenha gostado do post!
E se quiser acompanhar mais dicas de viagem, me segue lá no INSTAGRAM!
Faça a sua reserva com os nossos parceiros, você ganha descontos incríveis, além de ajudar o blog a se manter atualizado e não pagar nada a mais por isso.
Te espero no próximo post! 😉
Nenhum comentário:
Postar um comentário