6 de mar. de 2019

Primeira viagem internacional: Como tirar o passaporte?

Muita gente pensa em fazer a primeira viagem internacional e não tem muita idéia do que é necessário para viajar. Fiz uma enquete lá no Instagram e muita gente demonstrou interesse nesse assunto. Por isso vou começar uma série de posts aqui no blog sobre a primeira viagem internacional e tudo que envolve esse mundo de sair do país pela primeira vez.
Bom, a primeira coisa que se pensa quando se trata de viagem internacional é o passaporte, é verdade que se você, brasileiro, for viajar pela América do Sul ele não será necessário mas até nesse caso, é melhor ter. 

E como se tira o passaporte pela primeira vez? 
É isso que vamos descobrir. 





Documentos Necessários 


  • Documento de identidade- Pode ser a Carteira de identidade (expedida a menos de 10 anos), Carteira Funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. 
  • CPF caso o número conste na Carteira de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original. 
  • Certidão de Casamento, caso tenha alterado seu nome
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados


É necessário que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, pois eles checam quando vão realizar a emissão do passaporte. Caso  haja divergência nesse momento, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

Você pode conferir sua situação no site do TSE e do Exército.

Formulário de emissão do passaporte 


Depois de reunidos os documentos necessários, preencha o formulário de emissão do passaporte no site da Polícia Federal. É recomendável que se use o navegador Firefox. 
No momento em que for preencher, use os dados dos documentos que você irá levar no dia do atendimento, mas caso haja necessidade, de no dia, levar um  documento diferente, ou nova via, diferente do que foi preenchido, não será necessário que você preencha um formulário novo, pois essa informação pode ser atualizada no atendimento. 
Depois dessa etapa, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU)  junto com o protocolo gerado. 
Pague a GRU em qualquer banco ou casa lotérica respeitando a data de vencimento da mesma. O valor costuma ser R$ 257,25. Caso não consiga pagar dentro do vencimento é possível reemitir a sua GRU. 


Agendamento do atendimento 


Após a compensação do pagamento da GRU, que pode levar de um a três dias, faça o agendamento do seu atendimento escolhendo no final do processo o posto de emissão que desejar.

Caso não seja possível comparecer no dia agendado, é possível realizar um reagendamento mas apenas duas vezes a cada trinta dias.


Atendimento 


Compareça no local escolhido no dia e horário agendados ( com 15 minutos de antecedência) levando a documentação necessária ( aquela que do primeiro tópico). Se possível leve também o boleto, o comprovante de pagamento, número de protocolo e o comprovante de agendamento. 
Depois de conferirem seus documentos, vão coletar suas impressões digitais ( quando possível) e uma foto facial ( com exceção do menor de 3 anos).

Após o atendimento o passaporte estará disponível para entrega após 6 dias úteis. 

Obs: É possível consultar o andamento do seu pedido de passaporte usando a ferramenta Consultar andamento no site. 


Finalmente o dia de pegar o passaporte 


O passaporte será entregue pessoalmente ao seu titular, ainda que menor, no mesmo local do atendimento e nos horários indicados pelo atendente no dia da solicitação. Será preciso levar documento de identificação de preferência os mesmos utilizados no dia da solicitação. 

Obs: Passaportes prontos que não são retirados em 90 dias, são cancelados. Com prejuízo da taxa paga.  

E aí curtiu o post, tem alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão para essa série de posts sobre a primeira viagem internacional? Deixa um comentário aqui embaixo para mim. ↓↓


Ahh.. me segue no INSTAGRAM, lá eu posto muitas outras dicas de viagem. =D

Faça a sua reserva com os nossos parceiros, você ganha descontos incríveis, além de ajudar o blog a se manter atualizado e não pagar nada a mais por isso.


Agência de viagem: HURB
Hospedagem: AIRBNBBOOKING
Transporte: BUSER

Outras Redes Sociais: TWITTER, PINTEREST

Nenhum comentário:

Postar um comentário